Este post é uma cópia de um e-mail enviado ao Grupo Logos.
Achei muito interressante essa carta porque tenho exatamente o mesmo sentimento do Eliel Fernandes em relação a atual musica gospel brasileira.
Aproveitei para postar um video desse grupo maravilhoso...
" Prezado Pr. Paulo Cezar (e toda equipe do Grupo Logos),
Gostaria de partilhar com vocês (e com aqueles que lêem meu blog) alguns sentimentos que nutro pelo ministério de vocês.
Meu nome é Eliel Fernandes Vieira, farei 23 anos na próxima segunda feira (9 de março) e sou cristão batista.
Bem, sempre tive minhas reservas em relação às músicas evangélicas. Nasci em um lugar cristão e sou filho de mestres que sempre estiveram envolvidos em trabalhos na Igreja, porém, nunca se acomodou confortavelmente em minha consciência as mensagens egoístas e antropocentristas contidas nas músicas evangélicas (principalmente nos lançamentos de 10 anos para cá, com a ascensão do “mercado gospel”).
Sempre fui contra músicas que tratam Deus como “empregadinho”, que fazem exigências a Deus, ou que dizem que somos mais do que somos.
Por ser tão desanimado em relação à música evangélica brasileira, nunca foi prioridade minha conhecer outros grupos e, além disso, eu criava barreiras para ouvir músicas de grupos evangélicos que me eram indicados, um deles, o Logos.
Minha mãe vivia me dizendo: “Eliel, escute as músicas do Logos, são diferentes, são poéticas, são bíblicas.”. Mas, por pré-conceito, não ouvia (apesar de que algumas músicas de vocês eu já gostava por serem da época que eu era criança e tocarem na igreja que freqüentava. Mas gostava sem saber que eram de vocês).
Minha mãe sempre gostou das músicas do ministério de vocês. Eu dei a ela como presente de Natal o DVD “Ao Vivo do Teatro da Paz” e ela chorou de alegria.
Há cerca de um mês, enquanto ia para a casa de minha namorada, vi uma faixa anunciando “Congresso Portas Abertas com Grupo Logos” na porta da Igreja Presbiteriana do Eldorado. Liguei na hora para minha mãe para avisá-la, pois ela gosta muito de suas músicas e sabia que ela ia adorar ir. Ela ficou muito feliz!
Combinamos que iríamos ambos.
No dia, relutante em ir por causa da preguiça, eu fui com ela.
O que presenciei foi magnífico: músicas executadas com qualidade por bons músicos; letras com mensagens riquíssimas, abordando temas bíblicos de forma tão simples e poética que me cativaram.
“Cada música deles é um sermão” disse o pastor da Igreja Presbiteriana do Eldorado após a apresentação de vocês. E era verdade.
Fiquei feliz e triste após a apresentação de vocês.
Feliz por saber que ainda existem ministérios que trabalham com música cristã com seriedade, que se preocupam com o que estão compondo, com o que estão cantando. Feliz por encontrar um grupo que valoriza os elementos da cultura brasileira sem suas músicas e que não fala só de chuva e prosperidade.
E triste também fiquei. Por ter julgado com antecedência o trabalho de vocês, comparando ao daqueles grupos que eu sempre critiquei. Perdi um tempo precioso.
Tenho ouvido bastante as músicas do Grupo Logos no último mês. A música “Distantes Próximos” possui um significado muito forte e é a que mais gosto. Todo cristão deveria ouvi-la.
Pr. Paulo Cezar e família Logos, estou muito grato a Deus pela vida de vocês. Que Deus continue abençoando o trabalho missionário de vocês, dando a vocês mais e mais criatividade para as composições, livrando-os dos perigos nas estradas durante as turnês e suprindo vocês em suas necessidades.
Este é meu pequeno testemunho de agradecimento a vocês. Não são meus ídolos, apenas amigos."
Eliel F. Vieira
eliel@elielvieira.org