15 outubro 2012

"Meninas"








         "No Brasil, uma em cada cinco gestantes é adolescente"


"Evelin tem 13 anos e está grávida de um ex-traficante. 

Aos 15 anos, Luana diz que planejou sua gravidez, para aflição de sua mãe, uma faxineira que ainda tem de criar uma outra filha de cinco anos.

Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, um ajudante de marceneiro, que também engravidou Joice, de 15 anos."




O documentário, Meninas, de Sandra Werneck, retrata a realidade de meninas que engravidaram na adolescência,moradoras de comunidades carentes que tiveram a infância interrompida por conta de uma gravidez precoce, porém, não se precaveram para evitá-la, em virtude de diversos fatores, tais como, irresponsabilidade, educação precária, inobservância e falta de atenção por partes dos pais, enfim, uma conjugação de elementos que demonstram uma desestrutura familiar abrangente por todo o país e retratada por essas jovens. 

Por que essas garotas engravidam numa idade em que deveriam estar brincando, estudando, no máximo começando os primeiros namoricos? O filme não responde. Deixa que pensemos e tiremos conclusões. Pode ser que se deva à desestruturação do meio familiar. Pode ser que se trate de efeito da erotização precoce. Pode ser apenas subproduto de uma vida que se tornou banal e então um bebê de carne e osso seja apenas uma boneca com a qual alguém se diverte.









Saiba Mais: Meninas






Um comentário: