18 junho 2009

Martin Luther King



Martin Luther King Jr.


Nascido em Atlanta, Geórgia no dia 15 de janeiro de 1929




Graduou-se no Morehouse College, em 1948, com um bacharelado em sociologia.



Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer, em Chester, Pensilvânia, e em 1954 se tornou pastor da Igreja Batista, em Montgomery, Alabama.




Luther King casou-se com Coretta Scott King em 18 de Junho de 1953. King e a sua esposa tiveram quatro filhos.



Em 1955 recebeu um PhD em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston, razão do uso comum do título de doutor.



Neste mesmo ano, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de 381 dias, co-liderada por King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.





Depois dessa batalha, Martin Luther King participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul a "SCLC" em 1957.



Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (principalmente para negros e mulheres) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo.




Em 14 de outubro de 1964 King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.



Luther King foi assassinaDo no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis.


Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.


"Como faz falta, nos dias de hoje, pastores mais que pastores, Líderes, Heróis"


Nenhum comentário:

Postar um comentário