parte 3
A TERRA TREME
“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.” Mt. 24:7
Em todo o século 19 ocorreram 41 grandes terremotos, acarretando mais de 350 mil mortes. No século 20 até maio de 1997, já haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de 2 milhões e 150 mil pessoas.
O vulcanologista Steve Mattox, da Universidade de Dakota do Norte. diz:
"Além da freqüência aumentada, verifica-se também um crescimento da intensidade dos terremotos, alguns deles tornando-se até momentaneamente famosos em razão da destruição e do número de mortes, como os da Guatemala (1 milhão de desabrigados), da China (750 mil mortos) em 1976, do México em 1985 e do Japão em 1995. Infelizmente, também essas grandes catástrofes acabam sendo esquecidas após um maior ou menor tempo, transformando-se em meras curiosidades históricas.
Em 31 de maio de 1970, por exemplo, houve uma catástrofe no Peru sem paralelo na história humana até o presente, com a possível exceção talvez da destruição da cidade de Pompéia, no ano 79 d.C., soterrada pela erupção do Vesúvio.
Naquele dia, um sismo violentíssimo fez desabar o pico norte do nevado de Huascarán, na Cordilheira dos Andes. Em menos de três minutos Yungay foi soterrada por uma massa de gelo e entulho deslocando-se à velocidade de 330 km/h. Estima-se que pelo menos 30 mil pessoas morreram, soterradas por uma camada de 27 milhões de metros cúbicos de entulho, com espessura variando de quatro a dez metros. A repercussão desse extraordinário acontecimento foi, porém, muito pequena; primeiro porque aconteceu num país do Terceiro Mundo, mas principalmente porque naquele dia estava sendo aberta a Copa do Mundo de Futebol…"
Nos primeiros 40 anos do século 20 (de 1900 a 1939), ocorreram 974 terremotos na região. Nos 40 anos seguintes (de 1940 a 1979), ocorreram 3.572 terremotos, quase 4 vezes mais que no primeiro período. Nas décadas de 60 e 70 houve 2.758 terremotos, quase mil a mais que nos 60 anos anteriores (1.788 terremotos).
No Irã morreram cerca de 126 mil pessoas no século passado (até fins de 1997), vítimas de terremotos. O maior deles, ocorrido em julho de 1990, deixou 40 mil mortos, 60 mil feridos e cerca de 500 mil desabrigados.
Na China existe uma estatística que registra os terremotos com magnitude igual ou superior a 6,5. Na primeira década do século 20 houve 18 tremores deste tipo. Nas três décadas seguintes houve, respectivamente, 35, 33 e 34 desses terremotos no país.
Na América Latina houve três grandes terremotos nos 20 anos compreendidos entre 1926 e 1945. Nos 20 anos seguintes, de 1946 a 1965, houve quatro grandes terremotos. Já nos 20 anos que vão de 1966 a 1985 houve um total de 12 grandes terremotos.
Esses números são apenas uma amostragem do que vem ocorrendo no mundo todo e demonstram de maneira inequívoca que a humanidade, agora, não tem mais “o solo firme sob os pés”. Nesses últimos anos do Juízo Final, os terremotos continuarão aumentando em todo o mundo, tanto em quantidade como em intensidade, como um dos mecanismos automáticos de limpeza e purificação da Terra.
Numa amostragem aleatória entre maio e dezembro de 1995, registraram-se 33 fortes terremotos em todo o mundo, que causaram danos e mortes em número suficientemente elevado para serem notícias de jornais. Os países atingidos foram: Estados Unidos, Grécia, Rússia, Itália, Japão, China, Birmânia, Indonésia, Peru, Chile, México, Turquia, Argélia, Equador, Egito, Israel, Jordânia, Nicarágua e Colômbia.
“Quem pode manter-se diante do seu furor? E quem pode subsistir diante do ardor da sua ira?
A sua cólera se derramou como um fogo, e por ele as rochas são fendidas...
Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra fica devastada diante dele, sim, o mundo, e todos os que nele habitam.”
NAUM 1:1 a 8
“O pavor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra.
Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem.
A terra está de todo quebrantada, a terra está de todo fendida, a terra está de todo abalada.
A terra cambaleia como o ébrio, e balanceia como a rede de dormir; e a sua transgressão se torna pesada sobre ela, e ela cai, e nunca mais se levantará.”
ISAíAS 24:17 a 23
“Então a terra se abalou e tremeu, e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto ele se indignou. Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo devorador; dele saíram brasas ardentes.” SALMOS 18:7 e 8
“Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.” JOEL 3:14 a 16
Recentes Notícias Relacionadas:
08/01/2009
Um sismo ocorreu em Costa Rica atingindo 6,1 graus na escala. Este foi considerado o sismo
mais grave da região nos últimos 100 anos.
01/10/2009
Ao menos 770 pessoas morreram e milhares podem estar presas sob os escombros deixados pelo
terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia.
"Eu já vi terremotos aqui antes e este foi o pior. Há sangue por toda parte, pessoas com seus
membros amputados. Vimos prédios caírem, pessoas morrendo", disse o norte-americano Greg Hunt, 38 anos, no aeroporto de Padang.
06/04/2009
Terremoto de 6,3 graus na escala Richter, mata 281 e deixa outras 1.500 feridas na
Itália.Estima-se que mais de 100 mil pessoas estejam desabrigadas.
Angela Palumbo de 87 anos disse "Nós conseguimos escapar enquanto as coisas caiam em torno da gente. Não me lembro nunca de ter visto nada assim na minha vida".
29/09/2009
Obama decreta estado de catástrofe na Samoa norte-americana apos um sismo de magnitude 8
atingir as Ilhas. O tremor gerou três tsunamis separados, dos quais o maior se elevou 1,6 m
acima do nível do mar e foi registado com uma altura de 76 mm no ponto do epicentro.
Centenas de casas ficaram destruídas e pelo menos 36 pessoas morreram.
24/10/2009
Terremoto de magnitude 7,0 atinge Indonésia.
30/10/2009
Terremoto de magnitude 6,8 atinge costa sul do Japão.
14/11/2009
Terremoto de 6.1 graus atinge a Argentina.
17/12/2009
Um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu o litoral sul de Portugal. O tremor foi
sentido por toda a Península Ibérica.
18/12/2009
Terremoto de 5,3 graus deixa feridos no Japão.
20/12/2009
Terremoto em Taiwan deixa 14 pessoas feridas.
"Taiwan é frequentemente atingida por tremores que, geralmente, são de baixa magnitude e
provocam estragos pequenos. Contudo, um terremoto de 7,6 graus em 1999 provocou a morte de
mais de 2,3 mil pessoas na ilha. Em 2006, outro terremoto, de 6,7 graus, rompeu cabos submersos e interrompeu os serviços de telefone e internet de milhões de pessoas em toda a Ásia."
03/01/2010
Cerca de 20 mil pessoas estão desabrigadas no Tajiquistão depois de um terremoto...
11/01/2010
Recife, registrou efeitos do tremor que ocorreu hoje no Rio Grande do Norte, e que chegou a
4,3 graus na escala Richter. No centro da cidade, vários edifícios foram evacuados.
Além da Boa Vista e Cais do Apolo, os registros dos supostos efeitos aconteceram nos bairros
de Casa Forte e Espinheiro.
12/01/2010
O Haiti foi atingido por um tremor de terra que devastou Porto Príncipe, o terremoto teve
magnitude de 7 graus na escala Richter, provocando o pior desastre do gênero nos últimos 200
anos. Mortos podem ultrapassar os 100 mil. A situação traz pânico aos desabrigados. Cruz Vermelha fala em 3 milhões de desabrigados.
Maremotos
Maremoto é um sismo em região coberta por um oceano. É ocasionado pelo deslocamento das placas tectónicas e produzem ondas gigantescas chamadas Tsunamis que se deslocam por quilómetros a alta velocidade. Essas ondas podem alcançar mais de 30 metros de altura e as vezes atingem ilhas e costas dos continentes, provocando destruição material e mortes nos locais habitados.
Embora os tsunamis ocorram mais freqüentemente no Oceano Pacífico, podem ocorrer em qualquer lugar. Existem muitas descrições antigas de ondas repentinas e catastróficas, particularmente em torno no Mar Mediterrâneo.
Em 2001, cientistas previram que uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma, poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano. Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas. Especula-se também acerca da possibilidade de tal cataclisma atingir a costa norte brasileira, fato que desperta a preocupação de algumas autoridades, tendo em vista a inexistência de qualquer mecanismo de prevenção de tsunamis no Brasil.
Água em Fúria
1707 30 mil mortos no Japão.
1755 poucos minutos apos o grande terremoto de Lisboa um gigantesco tsunami devastou a cidade deixando 60 mil mortos em Portugal.
Em 1883 a ilha-vulcão de Krakatoa, na Indonésia, explodiu com fúria devastadora. Várias ondas tsunami geraram-se a partir da explosão, algumas atingindo os 40 metros acima do nível do mar. Foram observadas ao longo do Oceano Índico e Pacífico, na costa ocidental dos Estados Unidos, América do Sul, e mesmo perto do Canal da Mancha. A catástrofe deixou 36 mil mortos.
Em 1896 um dos piores desastres com tsunamis arrasou vilas inteiras ao longo de Sanriku, no Japão. Uma onda com uma altura de mais de sete andares afogou 26 mil pessoas.
EM 1960 o grande terremoto do Chile, o mais intenso terremoto já registrado, ocorreu na costa sul-central do Chile, gerando um dos mais destrutivos tsunamis do século XX. Morreram por volta de 250 mil pessoas.
1976 8 mil mortos em Mindanao, Filipinas.
Em 1993 um devastador tsunami ocorreu na costa da ilha de Hokkaido, no Japão, como resultado de um terremoto, resultando na morte de 202 pessoas na ilha de Okushiri e no desaparecimento de um número indeterminado.
Em 26 de Dezembro 2004 um terremoto no Índico disparou uma sequência de tsunamis fatais com vítimas fatais relatadas em mais de 285 mil pessoas.
“Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.” Apc. 8:5 e 6
Lc. 12:45 a 48 / Lc. 12:36 a 40 / II Sam. 22:8 a 33 / Apc. 16:18 a 20
Salm. 125:1 e 2 / Salm. 46:1 a 8/ Salm. 62:5 a 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário