24 fevereiro 2010


É o Fim Jesus está voltando !
parte 4


Os falsos profetas

"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo."
Mc. 13; 22 e 23

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
II Tim. 4:3 a 5

"E (Jesus) disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui."
Lc. 12:15


A Teologia da prosperidade, também conhecida como confissão positiva ou movimento da fé da saúde e da prosperidade, é um movimento religioso surgido nas primeiras décadas do Século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação isolada de alguns textos bíblicos que os fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc.

O maior divulgador foi Kenneth Hagin, que influenciou a muitos pregadores nos Estados Unidos que ganharam reconhecimento mundial. A Partir dos anos 70 e 80, a teologia da prosperidade se estendeu a muitos países, incluindo Portugal, onde se destacou Jorge Tadeu, fundador da Igreja Maná, e também o Brasil. Ao longo dos anos essa doutrina foi abraçada principalmente por igrejas neo-pentecostais. No Brasil, as maiores igrejas desse movimento são a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R.R. Soares (que é cunhado de Edir Macedo), a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por Waldemiro Santiago, também dissidente da Igreja Universal, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, etc. Além destes movimentos e igrejas, existem também conferencistas proclamadores desta doutrina, como Marco Feliciano, Paulo Marcelo, entre muitos outros.

Hoje em dia, as pessoas na igreja funcionam na base da emoção, e não pela reflexão. A teologia da prosperidade e todo esse clima de emoção têm forte apoio na mídia, um instrumento que as igrejas neo-pentecostais sabem trabalhar muito bem.

Ao decepcionar-se numa igreja, o crente vai em busca de outra. Nas grandes cidades, há um contingente significativo de evangélicos que circulam, constantemente, de igreja em igreja, constituindo o fenômeno que os sociólogos chamam de "trânsito religioso". O "nômade da fé" busca respostas imediatas aos problemas, uma vez que vivemos na era da velocidade. Se as respostas não chegam rápido, o sujeito procura uma nova igreja.

E o que essas pessoas que são atraídas às igrejas neo-pentecostais buscam? Que fiquem ricas, sejam curadas de todo tipo de doença e que todos os seus problemas sejam resolvidos, desde a falta de dinheiro até a falta de emprego. Essas são promessas da teologia da prosperidade. Para esta "teologia", o crente deve morar em mansão, ter carrões, muito dinheiro e nunca ficar doente. Quando isso não acontece, é porque ele está sem fé, em pecado ou debaixo do poder de Satanás.

Interessante como o povo de Deus tem se tornado refém de inúmeros rótulos criados pelos homens. São tantos modismos e teologias disso e daquilo, que a Bíblia parece estar ficando em segundo plano. Mas que Evangelho é esse que não afeta a sociedade para melhor nem transforma pecadores em santos?

Cremos que Deus cura? Sim! Cremos que Deus abençoa? Sim! Mas cremos, acima de tudo, que o Senhor salva, liberta e transforma, e essa maravilhosa graça nos basta.

A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina.

O IBGE trouxe uma constatação chocante para a ideologia dos propagadores da teologia da prosperidade no Brasil... Foi comprovado, no último censo de 2006, que os evangélicos são os que mais contribuem com a sua religião, apesar disso, são os religiosos mais pobres do País. Ou seja, essa teologia na prática não funciona.

A pesquisadora de religiões Mary Schultz divulgou um material mostrando como terminaram alguns dos grandes pregadores da prosperidade e da saúde perfeita. observem:

1. E. W. Kennyon faleceu vitima de um tumor maligno.
2. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer.
3. A . A. Allen morreu de alcoolismo.
4. John Lake morreu de um colapso.
5. Gordon Lindsey morreu do coração.
6. Kathryn Khulmann morreu do coração.
7. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada.
8. Jamie Buckingham morreu de câncer.
9. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS.

Isso é mais uma prova convincente de que os “profetas” do materialismo não pregam a verdade, pois a verdade ( A Palavra de Deus ) é infalível.


"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis...
...Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

Mt. 7; 15 a 27

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita."
I Ped. 2:1 a 3

"Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo."
Mt. 24:10 a 13


Lc. 17; 1 e 2 / Jo. 10; 11 e 12 / I Cor. 15; 19 / Jd. 1; 3 a 24 / I Jo. 4; 1
Mt. 6; 24 a 33 / Lc. 12; 15 a 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário